quarta-feira, 5 de abril de 2017

Fátima - das Visões dos Pastorinhos à Visão Cristã, de Carlos A. Moreira Azevedo

100 anos depois, Fátima mantém um notável impacto não só devido à autenticidade simples e infantil dos seus inícios, mas à capacidade que tiveram os mediadores dos factos e da mensagem, a começar pela própria Lúcia, dotada de uma vida longa.

Depois de uma importante consulta de material do Archivio Segreto Vaticano, D. Carlos A. Moreira Azevedo revela nestas páginas o processo da escolha do primeiro bispo da diocese de Leiria e traz à luz novos dados sobre a política portuguesa entre 1917 e 1930. Além dos videntes, fala-nos de personagens essenciais a Fátima, como o Padre Manuel Formigão e o Bispo D. José Correia da Silva. É, portanto, uma releitura crítica sobre o fenómeno das visões ocorridas na Cova da Iria há 100 anos, partindo da situação sociocultural de Portugal e da Europa e da realidade familiar e psicológica das personalidades envolvidas, que encontramos neste livro.

D. Carlos A. Moreira Azevedo coloca ao serviço do grande público uma leitura que une o conhecimento das fontes com uma visão cristã de um fenómeno religioso de origem popular, sucessivamente apropriado e relido, reinterpretado ao compasso da história e sempre aberto no horizonte do futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário