quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Revista angolana Rotas & Sabores selecionada pela National Geographic para reportagem sobre o Delta do Okavango


Revista angolana Rotas & Sabores selecionada pela National Geographic

para reportagem sobre o Delta do Okavango


A revista angolana Rotas & Sabores foi selecionada pela National Geographic para publicar uma reportagem sobre o Delta do Okavango, o maior delta interior do mundo. Esta é a primeira vez que uma publicação angolana faz uma parceria com uma equipa de repórteres da National Geographic. Inserida no projeto “The National Geographic Okavango Wilderness Project”, esta reportagem visa documentar e chamar a atenção para este delta, um paraíso para a vida selvagem que está ameaçado.

A reportagem publicada na Rotas & Sabores percorre o caminho do rio Okavango que desagua no maior delta interior do mundo (250 por 150 quilómetros). O Okavango nasce em Angola e atravessa a Namíbia antes de chegar ao Botswana, onde se evapora no deserto do Kalahari, acabando por criar um ecossistema único.

Património Natural da UNESCO desde 2014, o Delta do Okavango é um verdadeiro “milagre” de diversidade, onde habitam espécies, algumas ameaçadas, como elefantes, leões, búfalos, leopardos, rinocerontes, chitas, hienas, antílopes, crocodilos do Nilo, zebras, mais de 400 espécies de aves, múltiplas espécies de peixes, e vegetação única.

O “The National Geographic Okavango Wilderness Project” tem por objetivo documentar e conservar esta área, uma das mais selvagens de África. Uma equipa local e internacional de investigadores, liderada pelo biólogo de origem sul-africana Steve Boyes tem recolhido provas científicas para incentivar os governos e as comunidades a protegerem a biodiversidade, através do desenvolvimento sustentável, da preservação dos rios e florestas, que são a chave para a saúde da região.

No próximo ano, a equipa da National Geographic espera apoiar a criação de uma das maiores reservas de vida selvagem na África subsaariana.

A reportagem completa sobre o Delta do Okavango já está disponível desde dia 1 de Dezembro, na edição n.º18 da revista Rotas & Sabores.

Sem comentários:

Enviar um comentário