sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Romance premiado com Prémio Agustina Bessa-Luís, “Fredo”, de Ricardo Fonseca Mota, foi apresentado por Bruno Vieira Amaral

“Fredo” de Ricardo Fonseca Mota foi apresentado por Bruno Vieira Amaral


A mostrar Livraria Ler Devagar 3.jpgA Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Lisboa, acolheu o lançamento do romance “Fredo”, de Ricardo Fonseca Mota, distinguido com o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís. Perante uma sala repleta de familiares e amigos, a obra foi apresentada pelo escritor Bruno Vieira Amaral, antecedido por Rodolfo Begonha, em representação da editora Gradiva. 

No enquadramento da obra “Fredo”, Bruno Vieira Amaral, revelou ter detectado “passagens felizes que nunca me teriam ocorrido”. E sublinhou que “no livro registamos um paradoxo. Temos a história de um velho que é contada pela pena ágil de um jovem”.

A mostrar Livraria Ler Devagar 2 (2).jpgSegundo Bruno Vieira Amaral “a imaturidade emocional é o principal mérito deste livro”. E explica: “a imaturidade em literatura pode ser muito útil”, reflectindo-se na inconsciência e no prazer que o autor tem em correr riscos.“E, neste romance, a imaturidade nota-se na existência de espontaneidade, de atrevimento, de risco, de não ter medo de ser feliz, de experimentar ou brincar com as palavras”.
Na abertura da cerimónia, Rodolfo Begonha, falando em nome da Gradiva, felicitou Ricardo Fonseca Mota, realçando o facto de “Fredo” ter deixado “marcas muito positivas nos autores e profissionais da Gradiva que o distinguiram como muito relevante”. 

Begonha realçou ainda que “muito bem escrito, o livro tem uma linguagem viva com laivos experimentalistas” com “a sensibilidade própria do autor e o seu talento de exprimir estados psicológicos dos personagens”.

Numa curta intervenção, Ricardo Fonseca Mota agradeceu o importante apoio da Gradiva e da Estoril Sol. “Escrevi o livro “Fredo” com o objectivo dos leitores encontrarem, ao longo da obra, muitas pessoas que transmitissem diferentes emoções”. E concluiu: “Este final de tarde tem um importante significado para mim. Estamos numa livraria, partilhando este momento especial de afectos com muitos amigos”.

Editado pela Gradiva, o romance “Fredo” venceu, em 2015, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, instituído pela Estoril Sol, por unanimidade do Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.

Sem comentários:

Enviar um comentário