sábado, 17 de setembro de 2016

Prémio Vilalva distingue recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos


PRÉMIO VILALVA distingue recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos

MENÇÃO HONROSA para Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos





O projeto de restauro e recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos venceu a 9.ª edição do Prémio Vasco Vilalva. No valor de 50 mil euros, este prémio, atribuído anualmente pela Fundação Gulbenkian, distingue este conjunto patrimonial e a qualidade geral da intervenção de conservação e restauro realizada por ocasião da comemoração dos 250 anos da construção da torre – o seu principal ícone visual.

A cerimónia pública de entrega do Prémio Vilalva 2015 realiza-se no dia 20 de setembro, às 17h, na Igreja dos Clérigos, no Porto.

Classificado Monumento Nacional em 1910, a Igreja e Torre dos Clérigos é propriedade da Irmandade dos Clérigos. O projeto da sua recuperação e restauro foi elaborado por uma equipa multidisciplinar, e a obra que representou um investimento de três milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional ON2 e pelo Programa Jessica, ficou concluída em junho de 2015.

O júri do Prémio Vilalva, constituído por Dalila Rodrigues, António Lamas, José Pedro Martins Barata, José Sarmento de Matos e Rui Esgaio, foi unânime na decisão sublinhando “o respeito pela integridade física dos sistemas construtivos existentes, preservados e restaurados com recurso a técnicas tradicionais, as adequadas metodologias de conservação e restauro do património artístico integrado”, que permitiram recuperar e revalorizar retábulos, órgãos, sanefas, púlpitos, varandins, escaiolas ou pinturas de fingimento, entre outros elementos iconográficos e decorativos. O júri destaca ainda que o valioso património móvel, onde pontuam, entre numerosas peças de âmbito litúrgico, esculturas e pinturas sobre tela e madeira, “foi objeto de tratamento e recolocação adequados, devolvendo-se ao conjunto a dignidade e os valores perdidos.”

Na atribuição do prémio pesou a intervenção de conservação e restauro e a introdução de infraestruturas necessárias, designadamente nas áreas de acessibilidade e segurança, que transformaram as condições de visita à Igreja e Torre dos Clérigos. “Além da possibilidade de uma fruição plena pelos diversos públicos, as obras realizadas dão a este conjunto patrimonial o lugar devido no processo de enriquecimento e desenvolvimento cultural e turístico da cidade do Porto”, realça o júri.

A Irmandade dos Clérigos, representada pelo seu presidente Padre Américo Aguiar, dedica este prémio “aos trabalhadores que edificaram a Igreja e Torre dos Clérigos, das mais diversas áreas e competências, capazes de transformar os desenhos do artista [o arquiteto Nicolau Nasoni] em edifícios extraordinários, que ainda hoje são motivo de júbilo por parte de todos os que os visitam”. Também são evocados na aceitação deste prémio os trabalhadores que, entre dezembro de 2013 e dezembro 2014, “devolveram os Clérigos ao Porto, a Portugal e ao mundo”. “Continuamos a ser abençoados por excelentes trabalhadores, empenhados e competentes”, sublinha o presidente da Irmandade dos Clérigos.



Menção honrosa

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao projeto das novas instalações da Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, da autoria do atelier NPS (Neto, Pereira, Silva) Arquitetos Associados. O júri sublinhou a “recuperação, com sensibilidade, dos elementos construtivos e decorativos característicos de duas moradias dos finais do século XIX, quase gémeas, em que o logradouro comum foi utilizado para as reunir através de um corpo novo onde são satisfeitas, de forma discreta, algumas necessidades programáticas da instituição”. O júri teve também presente que esta exemplar intervenção em património é referencial, por ser promovida, na sua sede, por uma instituição com grande responsabilidade na formação dos seus jovens membros.




Prémios anteriores

· 2007: Associação Cultural da Casa Sabugosa e São Lourenço – Biblioteca da Casa Sabugosa e São Lourenço, em Oeiras;

· 2008: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja: Monumentos Vivos e Festival Terras sem Sombra de Música Sacra do Baixo Alentejo;

· 2009: Fundação Cidade da Ammaia: Recuperação das ruínas romanas da Cidade de Ammaia (Marvão);

· 2010: Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja da Mesma Invocação Soberana da Cidade de Lisboa: Restauro da Igreja do Santíssimo Sacramento, Lisboa;

· 2011: Minimalinea Arquitectura Unipessoal Lda: reformulação e adaptação de um edifício pombalino em Unidade Habitacional de Curta Duração (Baixa-House), Lisboa;

· 2012: Confraria do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz da Senhora da Estrela – Recuperação e Musealização do Móvel do Arcano Místico, Ribeira Grande (Açores);

· 2013: Museu do Caramulo – Requalificação das salas de exposição da coleção de arte do Museu do Caramulo

· 2014: Museu Diocesano de Santarém. Menção honrosa para a recuperação do Cinema Ideal

Sem comentários:

Enviar um comentário