terça-feira, 20 de setembro de 2016

Exposição "SuperWomen" escolhe Portugal para a sua grande estreia



“Paper-Cut-Projet” de Nikki Nye e Amy Flurry materializa poder e versatilidade feminina


Exposição “SuperWomen” escolhe Portugal

para a sua grande estreia


No âmbito das comemorações que assinalam os 25 anos do CascaiShopping, as artistas americanas Nikki Nye e Amy Flurry trazem, pela primeira vez a Portugal, o projeto Paper-Cut-Project –conceito que assenta na transformação de simples folhas de papel em silhuetas de Moda – mas, desta vez, sob um tema inspirador: “SuperWomen”. A Exposição integra peças artísticas, feitas manualmente em papel, que refletem o poder e a versatilidade feminina e irá estar patente ao público, de 27 de setembro a 25 de outubro, no CascaiShopping.

A Exposição “SuperWomen” marca, assim, a estreia desta dupla de artistas em Portugal que são, atualmente, uma referência a nível mundial na área da Moda e da Arte pelos inúmeros trabalhos artísticos que já realizam e dos quais fazem parte os grandes nomes da Alta Costura Hermès, Cartier, Kate Spade e Valentino.

Na mostra, que irá estar no CascaiShopping, poderão ser apreciadas 20 peças artísticas feitas em papel e 6 fotografias que refletem a versatilidade de vários atributos femininos, materializados em perucas e acessórios de Moda. Nesta estreia artística em Portugal, Nikki Nye e Amy Flurry irão dar a conhecer, também, uma coleção de 10 peças - “SuperWomen Collection” - criadas especificamente para esta Exposição que irá estar no CascaiShopping.

Segundo as artistas, cada peça pode levar entre 30 a 80 horas até ser totalmente concluída, criando assim algo que é artisticamente novo na Indústria da Moda. Ao desenharem a “SuperWomen Collection”, Nikki Nye e Amy Flurry misturaram inspirações de heroínas lendárias e míticas, de deusas e de guerreiras, representando nestas peças artísiticas um elemento de proteção e poder, como acontece com todos os super-heróis, mas com a natureza efémera do papel, revelando assim a condição humana.

Em Portugal, Luísa Castel-Branco, que protagoniza o icone de uma verdadeira “SuperWomen” irá dar voz ao tema que sustenta esta Exposição. Para a Embaixadora da Exposição “O facto de considerarem que eu, uma mulher com sessenta e dois anos, sou a embaixadora certa para esta fantástica exposição de arte que versa sobre o conceito de SuperWoman é antes de tudo, compreender que não há um limite de idade para o trabalho, desafios, ou para continuarmos a ser Supermulheres! Nesta exposição, a extraordinária utilização de um material tão simples como o papel, transformando-o em obras lindíssimas e surpreendendo a sua utilização no universo da moda, é verdadeiramente algo de fascinante. Parabéns às artistas e parabéns a quem nos dá a oportunidade de conhecer esta vertente da criatividade”.

Além da “SuperWomen Collection” as artistas irão apresentar 10 peças da sua coleção privada, das quais quatro peças foram criadas em colaboração com a estilista americana Jen Kao, para o desfile primavera-verão 2012, no Lincoln Center – New York Fashion Week. Há três peças que fazem parte desta coleção e que foram criadas, em colaboração com a estilista americana Megan Huntz. Está igualmente incluída neste coleção privada uma das primeiras peças deste duo artístico, idealizada para a montra da primeira loja de Moda feminina, Jeffrey NY, em 2010. A este conjunto de peças, acrescem ainda seis fotografias de uma coleção inspirada em Marie-Antoinette para uma montra natalícia de 2012, comissionada por The Bay, uma galeria comercial de luxo no Canadá.

“Para nós, o maior impacto desta coleção e do nosso design inspirado no tema Super Mulheres é que os super-heróis, tal como nós, representam os que procuram a justiça. A inspiração vem dessas mulheres revolucionárias que são incansáveis em servir outras mulheres, sem voz ou esperança. São as nossas heróinas e podem ser (e ter) o aspeto que quiserem, desde que se sintam bem e sejam guiadas pelas forças para fazer o bem!”, referem as artistas Nikki Nye e Amy Flurry a propósito do trabalho que trazem pela primeira vez a Portugal e, em específico, ao CascaiShopping.

Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, salienta a propósito desta Exposição que o Centro irá ter em destaque que se trata “de um momento cultural muito inspirador e de uma aposta artística verdadeiramente enriquecedora que coloca a Mulher multifacetada no centro da sua criatividade, permitindo aos visitantes do CascaiShopping a possibilidade de ver, pela primeira vez em Portugal e gratuitamente, o trabalho de duas grandes artistas que são uma referência a nível mundial no mundo da Moda e da Arte. O responsável refere, ainda, que “no ano em que o CascaiShopping celebra 25 anos, quisemos surpreender os nossos visitantes com uma experiência de visita inovadora, que combinasse o melhor dos dois mundos que definem o nosso posicionamento (a Moda e a Arte) e que, ao mesmo tempo, fosse um tributo e uma homenagem ao poder no Feminino, nas suas mais diversas manifestações”.



Glamour e sofisticação numa Exposição inspiradora 

A curadoria da Exposição “SuperWomen” é da responsabilidade da SOTA – State of the Art, sendo o conceito arquitetónico da autoria da dupla de arquitetos Diogo Aguiar e João Jesus que já colaboraram em outras Exposição levadas a cabo pela Sonae Sierra nos seus Centros comerciais e das quais se destacam “Fashion Icon Frida Kahlo”, patente em 2015 no CascaiShopping e AlgarveShopping, o projeto “A Arte Chegou ao Colombo”, que conta este ano com a sua 6ª edição, e o projeto “Inside Out”, que decorreu em 2013 no ArrábidaShopping.

Inspirada na temática feminina, a estrutura que irá sustentar a Exposição “SuperWomen” no CascaiShopping organiza o espaço através de linhas curvas, livres no espaço, assumindo uma presença glamourosa, sofisticada e intimista. Ao nível das cores, a dupla de arquitetos responsável pelo conceito optou por uma gradação de tons vermelhos que cobre toda a estrutura e que constrói a atmosfera cenográfica, contrastanto com as peças brancas, feitas manualmente em papel, realçando assim a sua presença.

Ao longo da vigência desta Exposição, e estritamente relacionadas com o tema “SuperWomen”, o CascaiShopping levará a cabo a realização de várias ações de Moda, ativações e iniciativas direccionadas ao público em geral, enriquecendo assim a sua experiência.

Esta é uma iniciativa que conta ainda com a parceria institucional da Câmara Municipal de Cascais.

A Exposição será inaugurada no dia 27 de setembro e irá permanecer no CascaiShopping até dia 25 de outubro. A entrada será gratuita e poderá ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 23h00.

As peças artísticas seguirão depois em direção ao sul do país, onde irão estar em exposição no AlgarveShopping, de 7 de novembro a 4 de dezembro.



Sobre Nikki Nye e Amy Flurry

Nikki Nye e Amy Flurry fundaram o Paper-Cut-Project em 2009, com base na transformação de simples folhas de papel em silhuetas femininas.

Esta dupla de artistas, sedeada em Atlanta, estabeleceu uma ligação única entre as Belas Artes e a Moda e já criou peças para as melhores casas de Moda e Design mundiais, entre as quais se destacam nomes tão conceituados como Hermes, Cartier, Kate Spade e Valentino.

Em casa, na passarela, em instalações e editoriais específicos, as esculturas de Nikki Nye e Amy Flurry têm incorporado uma gama praticamente ilimitada de assuntos e temas, incluindo uma colaboração com o Museu Victoria & Albert, para o qual criaram uma coleção de 16 perucas em papel para a Exposição “Hollywood Costume”. O trabalho que integra o do Paper-Cut-Project tem tido destaque em vários Meios de Comunicação internacionais, dos quais se destacam o New York Times, Selvedge, Numero e Vogue Italiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário