terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Uma Metrópole para o Atlântico, Fundação Calouste Gulbenkian

Apresentação do estudo
Uma Metrópole para o Atlântico
com a presença de Artur Santos Silva e Fernando Medina
23 fevereiro, 9h30, Fundação Calouste Gulbenkian

Novo estudo sobre o Arco Metropolitano de Lisboa, que traça um diagnóstico do potencial de ensino e de investigação desta macrorregião, bem como do seu empreendedorismo e capacidade empresarial para a internacionalização, vai ser apresentado no âmbito da Iniciativa Gulbenkian Cidades.

Depois de um primeiro estudo dedicado à macrorregião do Noroeste (Noroeste Global, ed. FCG, 2014), desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta-se agora o estudo dedicado ao Arco Metropolitano de Lisboa, outra das macrorregiões urbanas que mais pode contribuir para a capacidade de afirmação e atratividade do país na era da globalização e da economia do conhecimento.


“Estes estudos transmitem-nos uma ideia do país muito diferente e mais interessante do que a ideia que as pessoas têm. Há uma quantidade de novos processos que estão a acontecer que não têm nada a ver com a imagem que normalmente temos, que é uma imagem macroeconómica ou política”, asseguram os coordenadores do estudo, José Manuel Félix Ribeiro, Francisca Moura e Joana Chorincas, da Iniciativa Gulbenkian Cidades.

A “região funcional” do Arco Metropolitano de Lisboa, apesar de não ter uma existência formal nem limites precisos, “constitui um sistema cada vez mais interativo e interdependente relativamente a instituições, pessoas, empresas e lugares, e corresponde a um dos motores essenciais do crescimento, da modernização e da internacionalização do país”, lê-se na nota de apresentação do estudo Uma Metrópole para o Atlântico.

“No contexto europeu, Lisboa, pela sua história, posição geográfica e potencial económico e científico, organiza uma metrópole que a transcende e que, tendo uma ambição global, tem uma projeção inquestionavelmente atlântica”, explicam os coordenadores do projeto, para melhor se entender o título do estudo – Uma Metrópole para o Atlântico.

Este trabalho foi realizado em colaboração com a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova, o ISCTE, a Universidade de Évora e a Universidade Católica, e em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, que participou na conceção deste trabalho desde o primeiro momento, contribuindo com zooms sobre alguns setores estratégicos no município. O estudo contou ainda com a colaboração de uma equipa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, coordenada por Teresa Sá Marques, responsável pela redação dos capítulos relativos ao território, demografia/emprego e análise de redes de inovação económica ancoradas no Arco Metropolitano de Lisboa, e com a colaboração da Informa D&B, no levantamento e tratamento de informação estatística de caracterização dos sectores de especialização e das empresas do Arco Metropolitano de Lisboa.

Programa
23 fevereiro 2016
Auditório 2 │Entrada livre

9h30 – Abertura
Artur Santos Silva, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian
Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

10h00 – Apresentação do Livro “Uma Metrópole para o Atlântico”
José Manuel Félix Ribeiro, Iniciativa Cidades da Fundação Calouste Gulbenkian
Teresa Lima, Informa D&B; e Teresa Sá Marques, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Comentário: João Ferrão, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

11h15 – Lisboa: Uma Metrópole com Projeção Global
Moderador: Paulo Soeiro de Carvalho, Diretor Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa
Michael Berkowitz, Presidente 100 Resilient Cities, Rockefeller Foundation
Carlos Melo Ribeiro, Siemens Portugal (a confirmar)
Rui Paiva, WeDo Technologies
Carlos Brazão, Cisco Systems
David Braga Malta, Cell2B/Global Shapers Lisboa

13h – Encerramento

Sem comentários:

Enviar um comentário