segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Orquestra-Escola de Jazz apresenta TAKE THE BBJ TRAIN! no CCB


BIG BAND JÚNIOR

Orquestra-Escola de Jazz

Take the BBJ Train!

CCB . 19 de dezembro . 21h . Pequeno Auditório





Direção Artística Alexandra Ávila Trindade e João Godinho

Direção Pedagógica e Musical Claus Nymark

Assistência de Produção Ricardo Maia

Som Suse Ribeiro


Muitos dos títulos dos concertos da Big Band Júnior (BBJ) no Centro Cultural de Belém, habitualmente inspirados em temas célebres de jazz, espelham o momento em que a orquestra se encontra à data do concerto. São disso exemplo Summertime, Catch Me, Spring Ahead, We've got Rhythm, Tune Up, Miles Ahead ou Just Friends.

O título deste concerto é uma alusão a Take the A Train, composto em 1939 por Billy Strayhorn e indiscutivelmente a mais famosa das muitas composições que surgiram da colaboração entre Duke Ellington e Billy Strayhorn.

Para a viagem deste ano, que se inicia oficialmente com este concerto, a Big Band Júnior faz questão de convidar os familiares e amigos dos seus jovens músicos e todos os amigos que a orquestra tem feito ao longo destes seus 5 anos de atividade. Afinal, o apoio incondicional dos fãs é essencial para o sucesso de uma carreira musical.

O que se irá ouvir é o resultado das primeiras onze semanas de ensaios da orquestra. Um período de trabalho curto, mas exigente, durante o qual o maestro Claus Nymark procurou extrair destes 14 jovens músicos um som coeso, um som de conjunto, um som de orquestra de jazz. O repertório preparado para este concerto é composto sobretudo por temas originais de Claus Nymark e por grandes clássicos do jazz de compositores como Billy Strayhorn, Charles Mingus, Herbie Hancock e Oliver Nelson.

Sem comentários:

Enviar um comentário