sexta-feira, 12 de junho de 2015

BBC TERRA: 24 HORAS NA TERRA


BBC TERRA:
24 HORAS NA TERRA



O movimento de rotação da Terra é o responsável pelo dia e pela noite. Esta perceção do tempo, por sua vez, influi na diversidade do comportamento animal.

O sol cria o ritmo diário da vida na Terra. Intervém em quase todos os dramas que ocorrem no nosso planeta. Hora a hora, a sua posição é crítica. Para alguns traz oportunidades, para outros pode significar o desastre.

A mudança de posição do sol no céu afeta o comportamento de animais e plantas em todo o globo. A partir do momento em que a estrela central do sistema solar sobe, os animais estão à espera, pronto para aproveitar as oportunidades que o sol cria. Um camaleão peculiar usa energia solar para sobreviver, enquanto uma família de lêmures obtém uma correção calor da manhã.

Enquanto o sol se põe e o seu calor e luz são extintas, todo um mundo noturno, cheia de personagens que têm na escuridão um nicho de ação, acorda. Mas, mesmo na calada da noite, o sol não está perdido. Os seus raios são refletidos na lua, o nosso "sol fantasma".

Por todo o mundo a vida dos animais é governada pelo movimento do sol. A maneira como reagem pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso, vida e morte. Este é apenas mais um dia no nosso extraordinário planeta.


Domingo, 14 de junho, às 12h00, na RTP1

Sem comentários:

Enviar um comentário