sexta-feira, 29 de maio de 2015

CRIANÇAS EM RISCO

Segunda-feira, dia 1 de junho, às 23h30 na RTP2



No ano em que se comemoram os 70 anos do final da II Guerra Mundial, a RTP2 apresenta um fascinante e emotivo documentário sobre as atrocidades e injustiças cometidas a crianças e seus familiares em nome da segurança nacional, durante o conflito, nos EUA.


A decisão de evacuar e aprisionar alemães, japoneses e italianos na América começou, pelo menos, cinco anos antes do ataque a Pearl Harbor. J. Edgar Hoover tinha começado a elaborar a lista ABC, justificada então com questões de segurança nacional e, originalmente, estava destinada a comunistas, fascistas e nazis. Nos finais de 1939, evoluiu para uma histeria de guerra.

É um equívoco comum considerar-se que somente os nipónico-americanos foram aprisionados durante a II Guerra Mundial. Os acontecimentos relacionados com alemães continuam a ser largamente ignorados pelos historiadores e desconhecidos para a maioria dos americanos e restante população mundial. Efetivamente, milhares de famílias alemãs foram aprisionadas pelos Estados Unidos da América durante a II Guerra Mundial. Foram levados das suas casas e escolas, negados os seus direitos e aprisionados em mais de duzentos campos de detenção em todo o território da América do Norte e do Sul. 

A negação da liberdade e de direitos, com a desculpa de ser vital para a segurança nacional, foi na época um problema que continua a existir nos dias de hoje. É sem surpresa que percebemos que os obstáculo que enfrentamos hoje a respeito do medo e ódio para com imigrantes tem estado connosco desde há muito tempo.

Este documentário conta a fascinante história destas pessoas através de entrevistas, fotografias de famílias e imagens históricas.

Sem comentários:

Enviar um comentário