sexta-feira, 24 de abril de 2015

Afonso Henriques de Hélder Costa Estreia 25 de Abril - AMANHA

De Quinta a Sábado às 21h30 | Domingo às 16h30



Pareceu-lhes interessante montar um espectáculo que estudasse a figura do nosso primeiro Rei à luz da cultura da sua época e simultaneamente com os olhos, sensibilidade e cultura dos dias de hoje.

Fundar um país nesses tempos, como hoje, implica guerras, crueldade e injustiças humanas. E também esforço e risco por parte de quem invadia terras e tomava castelos porque nesse tempo os generais iam para a guerra.

Dois sinais da personalidade de Afonso Henriques pareceram de grande importância:

- a recusa em pagar a bula ao Papa para ser considerado legítimo fundador de um novo país. Herculano cita a justificação do Rei ao Cardeal enviado por Roma “eu lutei em nome de Cristo e tenho as marcas dessa luta no meu corpo”

- a posição contra o massacre dos mouros em Lisboa, no que foi desrespeitado pelos Cruzados invasores, deixando na fundação da nacionalidade a marca do multiculturalismo.

Esta atitude de respeito pela outra crença religiosa foi reafirmada na concessão de terras a essas populações na zona entre Almada e Setúbal e foi o conselho mais importante que deixou ao seu filho D. Sancho, O Povoador.

RESERVAS : 213965360

Sem comentários:

Enviar um comentário