terça-feira, 28 de abril de 2015

A Melhor Estrada do Mundo para Conduzir é… Em Portugal! A Estrada Nacional 222 do Peso da Régua ao Pinhão

A Avis rent a car desenvolveu o Índice de Condução Avis (ADR – Avis Driving Ratio) para encontrar a melhor estrada do mundo para conduzir. A fórmula foi aplicada a 25 estradas apontadas muitas vezes como as melhores do mundo para conduzir mas o resultado revela que a estrada portuguesa N-222 que liga Peso da Régua ao Pinhão é a WORLD’s BEST DRIVING ROAD.

Para obter a fórmula que permite efetuar o cálculo, a Avis recrutou uma equipa composta por um físico quântico, um designer de pistas de F1, carros de alta cilindrada e ainda um reconhecido designer europeu de trajetos radicais.

Segundo o físico quântico, Dr. Mark Hadley, “Existem quatro fases-chave na condução: curvas, aceleração, retas e travagem. Uma condução em grande depende do equilíbrio entre as quatro fases, permitindo desfrutar de velocidade e aceleração, o teste à capacidade de condução ao longo das retas, e o usufruto da paisagem envolvente. Com a criação do Índice de Condução Avis (ADR), foi calculado o equilíbrio ideal entre esses componentes para, cientificamente, comprovar qual a melhor estrada do mundo para conduzir.”

Para desenvolver o ADR, o Dr. Hadley recorreu à geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média, a aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias, em três veículos da frota Avis Prestige: Porsche Carrera 911, Jaguar XKRS e um Mercedes E350.

Foi definido o ADR ideal de 10:1 - 10 segundos em linha reta para cada segundo gasto numa curva. Com uma relação 11:1, a N222, oferece assim a melhor experiência de condução do mundo.



“O tempo gasto nas retas torna-se o momento ideal para apreciar a paisagem envolvente antes de chegar à próxima curva, enquanto possibilita ao condutor o prazer e emoção de uma condução desafiante”, refere ainda o Dr. Hadley.



O ADR foi testado pelo lendário designer de pistas de F1, Hermann Tilke e o mundialmente conhecido designer de montanhas-russas, John Wardley.




“A Estrada Nacional 222 possibilita que os condutores desfrutem do equilíbrio certo entre curvas apertadas e longas retas. Conduzir a estrada entre Peso da Régua e o Pinhão cria uma experiência emocionante e variada, levando o condutor a testar as suas capacidades de condução e, simultaneamente, o desempenho da viatura, enquanto desfruta de uma paisagem única.”, Comentou Alexandra Matias, da Avis Portugal.

“A equipa Avis Portugal não podia estar mais satisfeita com este resultado. O fato de termos a melhor estrada do mundo para conduzir em Portugal terá um grande impacto ao nível do turismo em Portugal, sobretudo na região do Porto e Norte.”, acrescenta.



A Estrada Nacional 222, que faz a ligação entre Peso da Régua e Pinhão, atravessa o Vale do rio Douro, enquanto oferece uma vista deslumbrante sobre os socalcos, é a que mais se aproxima do ADR ideal de 10:1 (10 segundos em linha reta para cada segundo gasto numa curva), com uma relação 11:1, oferece a melhor experiência de condução do mundo. A estrada proporciona uma viagem gloriosa, acompanhada pelo rio Douro na sua totalidade, permite desfrutar de uma vista esplendida sobre as vinhas perto do rio, terminando na fantástica vila do vinho de Pinhão. O trecho de 27 quilómetros inclui 93 curvas, o que permite desfrutar do prazer de conduzir, alternando frequentemente o estilo de condução. O Vale do Douro é a casa do Vinho do Porto, a primeira região a nomear formalmente um vinho. A região vinícola do Douro foi declarada Patrimônio da Humanidade em 2001, pela UNESCO.

Em segundo e terceiro lugares neste estudo ficaram a estrada Big Sur na Califórnia e a A535 no Reino Unido, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente. No entanto, para os condutores que procurem maiores desafios, a Nihon Romantic Highway no Japão, com uma proporção de 2:1 é repleta de curvas fechadas, enquanto a estrada da Costa Amalfitana, em Itália, com um índice 1:1, tem a capacidade de deixar qualquer condutor sem respiração, entre a condução de curvas apertadas e a contemplação da vista quando lhes é possível. Por sua vez, a Overseas Highway, na Flórida oferece uma relação de 1240:1, tornando-se a estrada perfeita para quem procura uma condução que baixa intensidade conjugada com uma belíssima experiência de condução.

Sem comentários:

Enviar um comentário