quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sábado, dia 13 de Dezembro na Galeria das Salgadeiras


Obras inéditas criadas inspiradas na “Mensagem” de Fernando Pessoa estão em exposição na Galeria das Salgadeiras na exposição “GRIFO”.
O tríptico “Trindade” de autoria de Cláudio Garrudo é um trabalho inédito no quarto onde Fernando Pessoa faleceu, no Hospital St. Louis no Bairro Alto.
Este é o mote para mais um encontro com os artistas, no novo espaço da Galeria na Rua da Atalaia 12 a 16, no próximo Sábado dia 13, das 18h às 20h.

O encontro será com Cláudio Garrudo e Teresa Gonçalves Lobo, autores de, respectivamente, "Trindade" e "Mensagem da Alma". Em "Trindade", um triptico de fotografias com 53.6 x 240 cm, Cláudio Garrudo registou, num atmosfera de sonho e de viagem, o quarto onde Fernando Pessoa faleceu, no Hospital St. Louis. "Mensagem da Alma", um desenho a pastel seco com 190 x 140cm, Teresa Gonçalves Lobo inspirou-se na última estrofe do verso a D. Fernando: " E eu Vou, e a luz do gladio erguido dá / Em minha face calma. / Cheio de Deus, não temo o que virá, / Pois, venha o que vier, nunca será / Maior do que a minha alma."
Aproveite este dia para ver a exposição e conversar com os artistas.

«A escolha de "Mensagem”, que dá aos sete artistas da exposição “Grifo” o fio que usam no labirinto de cada obra sua, resume, mais do que muitos pensam, algumas das questões que o nosso tempo põe a si mesmo: a aura que se torna vestígio, o desvio do sentido, a imagem da palavra, a voz da imagem, o tempo do tempo. As obras agora apresentadas “lêem” “Mensagem” e são “lidas“ por ela, num jogo especular de signos e sinais visuais. Na proliferação das suas expressões artísticas, os artistas dizem-nos que o Encoberto é o Desejado.», como refere José Manuel dos Santos em "Grifo" - Publicação da Galeria das Salgadeiras, Novembro 2014.

A exposição conta ainda com trabalhos de Helena Gonçalves, Jaime Vasconcelos, Joanna Latka, Marta Ubach e Pauliana Valente Pimentel e tem curadoria de Ana Matos.

Sem comentários:

Enviar um comentário