quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Apresentação de Protocolo da Macacada de Maria Luísa Loytved-Hardegg


Teve lugar no Hotel Double Tree by Hilton Lisboa, Fontana Park a apresentação do novo livro de Maria Luísa Loytved-Hardegg Protocolo da Macacada.




Esta, que é a sua sexta obra, dá continuidade a uma carreira nas letras queteve início na sequência de um curso de escrita em que participou sob aorientação do Professor Couto Nogueira, quando este “considerou como excepcionais os trabalhos de casa que eu lhe apresentava após cada aula e me disse que devia levar a escrita mais a sério. Foi assim que tudo começou, com a publicação de uma sátira denominada: Portugal de Rabo ao Léu!”


Os romances, como tal, nunca estiveram no seu caminho nem são uma sua paixão pois, como afirma, “não passam de textos fictícios, que mentem e afastam o público das realidades da vida”.

A segunda obra chegou numa vertente completamente nova: contos infantis para crianças entre 4 e 12 anos, com o nome 7 Contos para o teu Natal. Um livro que, tal como o nome indica, se destinou aos leitores de palmo e meio. A sátira social regressou com o terceiro e quinto livros, nomeadamente, O Olho do Cuco e Sem Medo de Ser Mulher.

Pelo meio a quarta obra, um livro de poemas denominado Flores de Lua e do Mar, uma viagem ao coração da autora e dedicado aos “dois amores da minha vida, o meu filho e o meu segundo marido”. A publicação deste livro foi também uma sentida homenagem ao marido da autora, falecido por essa altura e que é recordado na obra com algumas verdadeiras declarações de amor profundo e saudoso. 

E onde vai Maria Luísa Loytved-Hardegg buscar toda a sua inspiração? “A tudo um pouco: dos meus autores favoritos, Eça de Queirós e Stefan Zweig, aos meus poetas predilectos, Alberto Caeiro (Fernando Pessoa), António Nobre e Florbela Espanca, às pequenas coisas do dia a dia e até mesmo a programas de televisão como é o caso de Crescer num Zoo, que relata as aventuras diárias do fabuloso jardim zoológico de Berlim e que adoro ver...”


Protocolo da Macacada é a sua mais recente obra e com imenso sentido de humor, versatilidade e um claro piscar de olhos aos leitores deixa as linhas de tudo aquilo que o protocolo não deve nem pode ser. Como aliás refere no seu Prólogo, "É UM AVISO! As 'regras' de protocolo deste livro, NÃO SÃO, de forma alguma, PARA SEREM SEGUIDAS... São apenas uma graça divertida de leitura, nada mais! Após uma manhã inquieta ou aborrecida de trabalho, aconselho o aconchego dum almoço à portuguesa e, na altura do gostoso cafezinho, a leitura dumas páginas deste meu livro."


No lançamento deste Protocolo da Macacada, prefaciado e apresentado por Paula Bobone, muitas foram as figuras do panorama social que quiseram demonstrar o seu apreço e admiração por Maria Luísa Loytved-Hardegg, não querendo por isso mesmo deixar de estar presentes neste bem disposto final de tarde em Lisboa.

























Texto: Isabel Prates


Fotos: José Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário