quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESTÃO ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA A MAIS JOVEM ORQUESTRA DE JAZZ DO PAÍS





A Big Band Júnior (BBJ) é uma orquestra-escola de jazz constituída por cerca de 20 músicos entre os 12 e os 16 anos de idade. Nasceu em Outubro de 2010, a partir de uma ideia original de Alexandra Ávila Trindade e João Godinho e ganhou forma através de uma parceria entre o Centro Cultural de Belém e o Hot Clube de Portugal. A missão da BBJ é estimular o gosto pelo jazz entre os mais novos, proporcionando uma formação de qualidade aos seus alunos enquanto músicos de uma orquestra de jazz e oportunidades para experienciarem de perto o que é ser músico profissional.



ENSAIOS E CONCERTOS

As aulas-ensaio, conduzidas por Claus Nymark, decorrem todas as 2ªfeiras das 18h30 às 20h30, de Outubro a Junho (respeitando os períodos de aulas e de férias previstos calendário lectivo escolar) e têm lugar nas instalações da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Clube de Portugal (situada no mesmo edifício da Orquestra Metropolitana de Lisboa, perto da Rua da Junqueira em Alcântara).
Porque numa orquestra-escola a vertente performativa é tão importante como a vertente formativa, em cada ano letivo a BBJ tem assegurada a realização de pelo menos três concertos no Centro Cultural de Belém. No ano lectivo de 2014/15 os concertos estão marcados para 20 de Dezembro, 25 ou 26 de Abril (Festival Dias da Música) e 20 de Junho.



OUTRAS ACTIVIDADES

A par das aulas-ensaio e dos concertos no CCB, procuramos proporcionar aos alunos da BBJ outras experiências musicais. Regularmente vamos assistir a concertos de jazz no CCB. Esporadicamente promovemos encontros com “big bands júniores” de outros países. Todos os anos convidamos grandes nomes do jazz nacional para trabalharem e partilharem o palco com a orquestra e nesse contexto os alunos da BBJ já tiveram o privilégio de tocar e conviver com Mário Delgado, Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva. Outro momento alto no percurso da BBJ foi a sua estreia no lendário palco do Hot Clube de Portugal, com a participação especial de Mário Laginha, num concerto cujas receitas reverteram a favor da Make-a-Wish Portugal. No âmbito do Festival Big Bang “Música e Aventura para Crianças”, a BBJ participou numa peça de teatro musical, em parceria com a Bigodes Band. Em Julho de 2013 os alunos da BBJ viveram a experiência de gravar o seu primeiro CD, num estúdio profissional, com lançamento em Maio de 2014. E no ano lectivo de 2013/14 a orquestra iniciou a gravação do seu primeiro vídeo-clip, graças a uma parceria com a EPI - Escola Profissional de Imagem (ETIC).



CANDIDATURAS

Podem candidatar-se à Big Band Júnior jovens músicos entre os 12 e 16 anos, com um bom domínio técnico do instrumento musical que tocam e algum à vontade na leitura de partituras.

Mais informações sobre como candidatar-se em

http://www.bigbandjunior.org/como-fazer-parte.html



Fotos, Vídeos e Áudios da BBJ em actuação disponíveis em http://www.bigbandjunior.org/a-bbj-em-201213.html

www.youtube.com/user/BigBandJr



Em anexo segue o Regulamento da BBJ; Desdobrável BBJ 2014/15; e Formulário de Candidatura (em word).

VÍDEO PROMOCIONAL BBJ

http://www.youtube.com/watch?v=2zCHqWNc_Ps



MAIS INFORMAÇÕES:


Alexandra Ávila Trindade | João Godinho
Direcção Artística e Coordenação Geral
Big Band Júnior
CCB/HCP
967 435 310


bigbandjunior@gmail.com
www.bigbandjunior.org


www.youtube.com/user/bigbandjr
www.facebook.com/bigbandjunior


Calendário de Actividades da BBJ: http://www.bigbandjunior.org/calendario-lectivo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário