sexta-feira, 4 de julho de 2014

O NOVÍSSIMO TEATRO ARGENTINO, 31º festival de almada, no Pequeno auditório do CCB até 12 de Julho, NÃO PERCA!

  
el tiempo todo entero e FAUNA


A jovem revelação do novo teatro argentino, ROMINA PAULA, apresenta em Portugal dois espectáculos em que assina a dramaturgia e a encenação. Subtileza, delicadeza, tempo, silêncio: a obra de Romina Paula conjuga e entretece estes conceitos de forma surpreendente e inovadora.

El tiempo todo entero, trabalho inspirado em «Jardim Zoológico de cristal», de Tennessee Williams, é um melodrama entre o riso e as lágrimas. A peça gira à volta de quatro personagens, todas marcadas pelo sofrimento. Por debaixo da superfície das relações entre estes argentinos de hoje adivinham-se as feridas do passado tumultuoso da Argentina.

Em Fauna um realizador e a sua actriz partem para as montanhas em busca de Fauna, uma figura mítica que outrora aí vivia e escrevia, e a quem ele deseja consagrar o seu próximo filme. Aí encontram os seus filhos, que se encarregam de lhes explicar quem era a mãe; mas a proximidade que entre todos se desenvolve faz esbater-se a diferença entre relato e ficção. Fauna é um estudo melancólico sobre a feminilidade, inspirado pelo destino singular da feminista espanhola do séc. XIX Concepción Arenal, que “para poder participar da vida pública”, se disfarçava de homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário