segunda-feira, 28 de julho de 2014

I GRANDE GUERRA – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

No dia em que se assinalam os 100 anos sobre o início da Primeira Grande Guerra, com a declaração de guerra à Sérvia pelo Império Austro-Húngaro, a RTP2 assinala a data com uma programação especial.
Ao longo do dia 28 de julho poderá ver na RTP2 a evocação a um dos momentos mais marcantes na história da humanidade com debates, documentário, entrevista e concerto:

14H00 – SOCIEDADE CIVIL
Há cem anos Portugal envolveu-se - e viu-se envolvido - num conflito criado e nascido na velha Europa, sacudida, uma vez mais, por convulsões que sempre tiveram relacionadas com fronteiras das Nações ou com a tentativa de domínio dos Estados mais fortes. Tudo isto dentro de um espaço que o saber dos homens permitiu ser Pátria do Conhecimento e do Desenvolvimento.
No espaço de um mês após o atentado que vitimou, em Sarajevo, o Arquiduque austríaco Francisco Fernando, aquilo que parecia que a diplomacia poderia (e quereria) resolver transformou-se num inferno que durante cinco anos custou oito milhões e meio de vidas e deixou um número interminável de sequelas de vária ordem mas, principalmente, humanas.
O que motivou o envolvimento de Portugal; a forma como o fez; os resultados objetivos de uma intervenção que nos fez combater em África, no Atlântico e na Europa e que nos custou 7760 vidas e mais de 30000 baixas, entre feridos, desaparecidos, incapazes e prisioneiros, tem sido estudado, discutido e alvo de perspetivas justificativas diversas.


21H55 - I GUERRA MUNDIAL – 100 ANOS DEPOIS
Um debate moderado por António Luís Marinho sobre as razões da Primeira Grande Guerra.
Neste debate contamos com as presenças da historiadora Fernanda Rollo, o historiador Luís Farinha e o professor Azeredo Lopes.

22H55 - THE PITY OF WAR
Um fascinante documentário da BBC sobre a Primeira Grande Guerra, conduzido por Niall Ferguson, professor e historiador, que argumenta que grande parte da responsabilidade da escala do conflito reside nos britânicos. Ele alega que a decisão da Grã-Bretanha entrar na guerra em 1914 não foi apenas trágico para a aqueles que perderam as suas vidas, foi também um erro catastrófico que desencadeou uma era de totalitarismo e genocídio em todo o mundo.
A Primeira Guerra Mundial foi um dos grandes pontos de viragem da história moderna. Nós sabemos - ou pensamos que sabemos - onde e quando tudo começou. Na capital bósnia de Sarajevo, em 28 de junho de 1914, o arquiduque austríaco Franz Ferdinand foi assassinado.
Mas como e por que é que esta crise nos Balcãs se transformou numa guerra mundial sangrenta? Será que a Grã-Bretanha tinha realmente de lutar e iniciar uma guerra contra a Alemanha? E o que dizer sobre se esta guerra impulsionou a humanidade para a violência?
Realizador: Adrian Pennink;
Produção: Melanie Fall;
Uma produção Chimerica Media para a BBC


23H40 - TANTO PARA CONVERSAR
No programa “Tanto para Conversar”, Inês Meneses convida o professor Bernardo Pinto de Almeida, da Faculdade de Belas Artes do Porto. O tema da conversa desta noite será o movimento intelectual e cultural da época em que decorreu a Primeira Grande Guerra.


00H10 - CONCERTO SARAJEVO 2014 Nas comemorações do centenário da Primeira Grande Guerra, a Orquestra Filarmónica de Viena realizou um concerto em Sarajevo, perto do local onde o arquiduque austríaco Franz Ferdinand foi assassinado há 100 anos, mais precisamente no dia 28 de junho. Este concerto foi gravado exatamente no dia em que se assinalaram os 100 anos deste feito. Locução de Luís Caetano.

Sem comentários:

Enviar um comentário