segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Dão & Douro no convento das Bernardas, em Lisboa

O Dão & Douro teve início em 1999, a partir de um evento idealizado por João Tavares de Pina e João Roseira com a intenção de fomentar as relações entre as duas Regiões produtoras e os seus agentes económicos. Ao longo dos últimos anos tem sofrido alterações no formato, condicionado pela situação do mercado e da capacidade dos agentes da fileira vitivinícola. A partir de 2008 (ano em que passou a realizar-se na Assembleia da República, com a promoção da Força Motriz) o Dão & Douro iniciou um processo de internacionalização, com acções em Espanha, França e Reino Unido, que duraram até 2010.

Ao longo das várias edições o Dão & Douro teve a participação de produtores como Sogrape,Quinta do Vallado, Quinta do Vale Meão, Niepoort, Borges, Quinta do Vale das Escadinhas, Quinta do Perdigão, Quinta de Santo António do Serrado, Quinta de la Rosa, União Comercial da Beira, Quinta da Bica, Quinta das Marias, Casa de Darei, Vértice, Quinta da Vegia, Quinta dos Roques ou Conceito.
Este foi também um evento pioneiro na criação de ciclos de jantares vínicos com chefs como Joachim Koerper, Augusto Gemelli, Vicent Farges, Ljubomir Stanisic, Aimée Barroyer ou José Avillez.
A Força Motriz, organizadora do Dão & Douro desde 2008, preparou a sua décima primeira edição em Lisboa, que teve lugar no dia 5 de Junho, no claustro do Convento das Bernardas.

Nesta sessão estiveram presentes dezasseis dos melhores produtores nacionais que apresentaram cerca de setenta referências de vinhos premium do Dão e do Douro, dando continuidade a um evento com mais de uma década, pioneiro e singular na articulação de estratégias promocionais entre as duas regiões.

Do Douro: Churchill´s, Alves de Sousa, Duvalley, Quinta do Couquinho, D’Eça, Alta Pontuação, Terroir de Origem/Baton, Quinta de Santa Júlia, Esporão/Quinta dos Murça.





 
Do Dão: Dão Sul/Global Wines, Casa da Carvalha, Quinta do Serrado, Magnum/Carlos Lucas, Quinta da Timpeira/Xi-Coração, Quinta do Sagrado, Quinta da Boavista, Caminhos Cruzados.








 
A mostra e prova decorreu num complexo monumental que remonta ao século XVII, que teve em linha de conta o suporte institucional da EGEAC.

Estiveram presentes parlamentares, diplomatas, correspondentes estrangeiros e jornalistas portugueses, associados das câmaras de comércio e membros das associações nacionais dos sectores da restauração, hotelaria e outros profissionais. 
Com o objetivo de fomentar as relações entre as duas regiões produtoras e os seus agentes económicos, esta iniciativa promocional relevante para as duas Regiões, gerida e financiada de forma independente e com capacidade de mobilização de agentes da fileira, meios de comunicação e público final evidencia a possibilidade de desfrutar de vinhos super premium que habitualmente não estão ao alcance do público em eventos abertos.
 
Nesta décima primeira edição esteve presente ainda o vinho Xi-Coração, um DOC Douro da Quinta da Timpeira, como uma estreia absoluta. O Dão & Douro ainda conta uma diversidade de ações como, um ciclo gastronómico que envolveu renomados restaurantes como o Claro! e Couto no passado dia 2 e 3 de Junho, o restaurante Cascas no dia 4 e o restaurante Eleven no dia 6 de Junho. Por fim no dia 17 de Julho o restaurante De Castro acolherá o último jantar vínico e a realização de um leilão beneficiem-te de formatos especiais a favor do Museu da Marioneta.

Dentro da prova de vinhos que o Presente & Passado fez, podemos destacar, nos tintos, o Alta Pontuação e o D’Eça, e nos Brancos o Churchill´s. Todos eles numa excelente qualidade.





















Ainda de salientar que também estiveram presentes nesta mostra de vinhos o atelier Nekka, uma loja de vinhos "Adega Gourmet e um lançameto de um novo café no mercado Ducafe.





Sem comentários:

Enviar um comentário