quinta-feira, 24 de abril de 2014

"O INSPECTOR GERAL" de Nikolai Gogol Encenação e Adaptação de Frederico Corado



Após sessões cheias de público que aplaudiu de pé, todos os dias, no Centro Cultural do Cartaxo, "O Inspector Geral", a Área de Serviço vai efectuar uma sessão extra do espectáculo, por sugestão do Presidente da Câmara do Cartaxo, Dr. Pedro Ribeiro, no dia 25 de Abril, às 16.00 horas, inserido nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e também como comemoração do segundo aniversário da Área de Serviço, associação cultural que foi criada precisamente no dia 25 de Abril de 2012, na última sessão do primeiro espectáculo que esta companhia levou à cena neste espaço, "Um Marido Ideal".

“O Inspector Geral”, de Nikolai Gogol, é aqui transposto da Rússia do século XIX para os nossos dias numa pequena cidade perdida algures em Portugal. A visita anunciada de um Inspector faz desencadear um processo em que a corrupção, a fraude, o medo e a intriga são a matéria com que se constrói uma das mais corrosivas e hilariantes comédias mundiais. Festas populares, troika, praxes, corrupção, enganos, patos e galgos, tudo à mistura! O que o torna tão ideal para celebrar os 40 anos da revolução de Abril!
A actualidade do humor de Gogol faz desta peça um clássico da sátira universal.

“O Inspector Geral, escrita em 1836 por Nikolai Gogol, é sobre política - mas não só. Destila crítica a políticos e administradores de maneira geral, a subornadores e subornados, ao serviço público e à hipocrisia das instituições. Não faltam espirros ácidos à credulidade simplória e à hipocrisia insensível dos homens, mas, sobretudo dá-nos a consciência moral do ser humano, mais especificamente do tribunal interno da consciência humana.”


Sem comentários:

Enviar um comentário