quinta-feira, 24 de abril de 2014

Gradiva lança EXPERIÊNCIA ANTÁRCTICA – RELATOS DE UM CIENTISTA POLAR PORTUGUÊS

A obra EXPERIÊNCIA ANTÁRCTICA – RELATOS DE UM CIENTISTA POLAR PORTUGUÊS de José Xavier, será apresentada no sábado, dia 26 de Abril, pelas 17 horas, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, na Alameda dos Oceanos, em Lisboa. A apresentação do livro estará a cargo do Autor, de Carlos Fiolhais, professor universitário e actual director da Colecção Ciência Aberta da Gradiva, e de David Carlson, ex-director do Gabinete Internacional do Ano Polar Internacional. A sessão de lançamento contará também com a exibição de um filme acerca das expedições que o Autor tem feito à Antárctida no âmbito de seu trabalho científico.


Há cientistas que vão até ao fim do mundo para encontrar a Natureza em estado puro. É o caso de José Xavier, cientista polar da Universidade de Coimbra e do Instituto British Antarctic Survey (Reino Unido), que passou nove meses seguidos nos gelos da Antárctida, primeiro a bordo de um navio científico e depois numa base de investigação, onde, apesar do clima adverso, o mundo vivo é espantoso e abundante. Neste livro relata precisamente a aventura que é a experiência da descoberta científica no pólo e a vida longe da civilização.

Biólogo marinho a fazer investigação na Antárctida desde 1997, o seu objectivo é perceber como a biodiversidade em ambientes extremos é afectada por alterações climáticas e neste livro conta, em primeira mão, a aventura que é a experiência da descoberta científica nesta região polar. Em particular, como é viver e fazer ciência com um grupo muito pequeno de outros cientistas, longe da civilização.

Hoje existe ciência polar em Portugal. Em forma de diário, Experiência Antárctica é, em síntese, o relato da vida de um cientista português num território distante e hostil: os gelos da Antárctida.

A sua leitura conduz-nos a paisagens onde, apesar do clima adverso, o mundo vivo impressiona pela abundância. Mas estará a biosfera ameaçada por problemas como o buraco de ozono e o aquecimento global? 
Procure por uma resposta numa livraria perto de si...

Sem comentários:

Enviar um comentário