quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia Internacional do Trabalhador


 
Celebrado anualmente em numerosos países do mundo, o dia 1º de Maio também conhecido como o Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores, sendo também um dia de feriado em alguns países do mundo.
Mas tudo remonta ao ano de 1886 quando nos EUA se realizou uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago no dia 1 de Maio, convocada pela Federação dos Trabalhadores dos EUA, manifestação essa que tinha como objectivo reivindicar as condições de trabalho que eram em muitos casos de autentica exploração, nomeadamente desde o inicio da Revolução Industrial iniciada em finais do sec. XVIII, sendo os operários forçados a trabalhar 12, 14, 16 e mais horas por dia num regime de brutalidades e privações na industria, comércio e agricultura. A exploração desmedida, sem qualquer tipo de escrúpulos, do trabalho infantil e feminino era uma fonte suplementar de lucro para empresários e capitalistas. Pretendeu-se com esta manifestação a redução das horas de trabalho para 8 horas diárias, tendo tido a participação de milhares de pessoas. Nesse mesmo dia teve inicio uma greve geral por todos os EUA e três dias, depois houve um pequeno levantamento que acabou em escaramuças entre manifestantes e polícia, com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte nova manifestação é organizada com protestos pelos acontecimentos ocorridos nos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba para o meio da polícia que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. Por sua vez a polícia abriu fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Tais acontecimentos passaram a ser conhecidos como a revolta de Haymarket.


 
                                                             Acontecimentos de  Haymarket no 1º de Maio de 1886 em Chicago

                                                                      
                                                           
 
                                                                       Aspetos da exploração do trabalho feminino e infantil em finais do sec. XIX
   

Tiroteio da policia em Chicago sobre manifestantes em Maio de 1886


A 20 de Junho de 1889 o congresso operário internacional, reúne em Paris e decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelos direitos dos trabalhadores e as 8 horas diárias. O dia 1 de Maio foi escolhido como homenagem às lutas sindicais e os "mártires de Chicago". No ano de 1890 os operários americanos conseguem conquistar finalmente a jornada de trabalho das 8 horas. Em 1 de Maio de 1891 numa manifestação levada a cabo no norte da França a polícia dispersa a manifestação resultando na morte de dez manifestantes, este novo drama vem reforçar este dia como um dia de luta dos trabalhadores tendo sido proclamado meses depois em Bruxelas pela Internacional Socialista com dia internacional de reivindicação de condições laborais. Passa a ser um dia de feriado em vários países como França em 1919 e mais tarde em 1920 também na Rússia, tendo sido este exemplo seguindo por muito outros países.
 

 
                                                                      Luta dos trabalhadores pelas 8 horas diária de trabalho
 

Rapidamente as comemorações do 1º de Maio chegaram a Portugal e os trabalhadores portugueses assinalaram-no logo em 1890, o primeiro ano da sua realização internacional. Mas neste dia os trabalhadores limitavam-se inicialmente a comemorar com alguns piqueniques de confraternização, com discursos pelo meio alusivos ao dia e algumas romagens aos cemitérios em homenagem aos operários e ativistas caídos na luta pelos seus direitos laborais. Os operários portugueses sempre comemoraram ativamente este dia com a solidariedade internacionalista, reclamando junto do patronato e das autoridades portuguesas o estabelecimento das 8 horas de trabalho diário e a melhoria das suas condições de vida e do trabalho.


    
                                                                     Capa da revista A Parodia de 1900 alusiva ao 1º de Maio




                                                    Concentração de trabalhadores portugueses em lisboa no início do sec. XX

Em 1919 após algumas das mais gloriosas lutas do sindicalismo e dos trabalhadores portugueses, foi finalmente conquistada a lei das 8 horas de trabalho para os trabalhadores do comércio e da industria. Durante o período do Estado Novo apesar das proibições e repressão houve por diversas vezes manifestações de trabalhadores de diversas áreas. Como marco na história do operariado português ficaram as revoltas dos assalariados agrícolas dos campos do Alentejo no 1º de Maio de 1962, que até então trabalhavam de sol a sol.




                                                       
                                                                                Assalariadas agrícolas no Alentejo na década de 60


Só a partir do ano da revolução do 25 de Abril de 1974, 6 dias após a manhã da liberdades, há 40 anos precisamente, é que se volta a comemorar livremente o dia 1º de Maio, organizado pela Intersindical criada em 1970 e este dia passou a ser feriado nacional. Neste dia há 40 anos, fizeram-se as maiores comemorações do dia 1º de Maio que há memória em liberdade e na nova democracia que estava nascer. Era a consagração popular do dia 25 de Abril. Cerca de 500 a 600 mil pessoas nas ruas de Lisboa, talvez um milhão em todo o país (numa população de nove milhões), sem um único incidente a registar. Conseguem-se a partir dai profundas transformações económicas e sociais, conquistam-se liberdades e direitos fundamentais, melhorias nas condições de vida e de trabalho dos operários e suas famílias.



            
               Imagens do 1º de Maio de 1974 em Lisboa, comemorado em liberdade
 


             
                                                                      Página do jornal Diario de Noticias de 1974 alusivo ao 1º de Maio

Este dia 1º de Maio, é comemorado por todo o país com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo promovidas pela central sindical CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) nas principais cidades do país Lisboa e Porto assim como pela central sindical UGT ( União Geral dos Trabalhadores) em algumas zonas do país organizam-se festas e piqueniques. As comemorações do 1º de Maio, em honra dos "mártires de Chicago" e da luta de gerações e gerações de revolucionários, muitos deles sacrificando as suas vidas contra a exploração capitalista, constituem uma imponente jornada internacionalista de unidade e luta por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, sem exploradores nem explorados. De salientar que no calendário litúrgico se celebra neste dia a memória de S. José Operário, por tratar-se do santo padroeiro dos trabalhadores.


                  
        
                                                                         Manifestação do dia 1º de Maio em lisboa em 2012
        
                                                                                                       

 
                     
Manifestantes no 1º de Maio

 
   
Manifestação do 1º de Maio no Porto em 2013

   
                                                                     Cartaz alusivo ao 1º de Maio de 2014 na estação da Amadora


      
        Imagem de S. José operário, padroeiro dos trabalhadores
                                                                                                                                               
                      
Texto:

Paulo J.A.Nogueira


 

Sem comentários:

Enviar um comentário